Jornal do Povo Paraná

Em Curitiba, máfia dos desmanches operava havia 7 anos

desmancheO Grupo de Atuação Espe­cial de Combate ao Crime Or­ganizado (Gaeco) reuniu indícios, com a Operação Vortex, de que a máfia dos desmanches estava atuando em Curitiba e RMC desde 2005, em uma relação direta com o índice de carros roubados aumentou consideravelmente nos últimos anos.

As investigações apontam que as lojas que integravam o esquema formavam uma espécie de rede, com os ladrões ”contratados” individualmente pelos estabelecimentos para roubar carros sob pedidos – e os mesmos eram desmanchados em locais escondidos e as peças distribuídas entre as lojas de autopeças para serem vendidas  em meio a lotes legalizados.

Números
Em 2007 – quando a Secretaria de Estado da Segurança Pública começou a divulgar os índices – a média era de 16,3 veículos furtados e roubados em Curitiba por dia. No ano passado, foram 25,5 por dia.

Tamanha é a conexão desse esquema com os roubos que, logo após a substituição dos delegados acusados de integrar o esquema, o índice começou a recuar –  primeiro trimestre deste ano teve  média de veículos levados por bandidos em 23,4 por dia. Dados repassados pela DFRV apontam que o índice vai fechar o semestre neste patamar.

Outro lado
Em nota, o Departamento da Polícia Civil disse que não comenta “abstrações” sobre supostos casos de corrupção na DFRV e ressalta que nenhum policial foi denunciado no “pseudoesquema”, no período entre 2005 e 2010.

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Curitiba pelo Jornal do Povo Paraná 

Confira mais notícias do Litoral do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias de Curitiba no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias do interior do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Com dados do Gaeco e Gazeta do Povo

Sair da versão mobile