mercado justiçaO Sindicato dos Trabalhadores em Mercados, o Siemerc, convoca funcionários e ex-funcionários do Wall Mart, Angeloni, Big e Mercadorama, que trabalharam no período de setembro de 2007 a agosto de 2010, para buscarem junto à Justiça diferenças salariais referentes aos domingos trabalhados. Isso porque o sindicato ganhou uma ação na Justiça sob a justificativa de que as quatro redes de mercados citadas não respeitaram uma mudança na lei que garantia folgas aos trabalhadores. Cerca de 3 mil a 4 mil trabalhadores devem ser beneficiados, inclusive aqueles que não estão mais nestas empresas hoje.

Até 2007, a lei permitia que o funcionário trabalhasse três domingos e folgasse um. Mas, neste ano, foi publicada uma Medida Provisória que passou a estabelecer o limite de dois domingos trabalhados e folga no terceiro. Isso é o que vale hoje, segundo o sindicato.

Na justiça, agora, o Siemerc conseguiu a vitória em uma ação que pede o pagamento da diferença de 2007 e 2010 pelo não cumprimento da lei na época.

Em entrevista ao Programa Bom Dia Trabalhador, que vai ao ar no domingo (25), Jorge Leonel de Souza, presidente do Siemerc, fez um pedido aos trabalhadores. “Todos os que trabalharam neste período Wall Mart, Angeloni, Big e Mercadorama devem vir ao sindicato com carteira de trabalho, identidade e CPF. Ficamos aqui na Rua Carneiro Lobo, na região central, próximo ao Hospital de Clínicas”, afirmou à Banda B.

Souza esclarece que estes trabalhadores irão primeiro se habilitar em uma lista, segundo o que determinou a decisão judicial. “Vamos encaminhar esta lista com os nomes dos trabalhadores que trabalharam nesta época (2007 a 2010) nestas redes e nos procurarem, para os supermercados, que terão que mostrar quanto cada um trabalhou a mais e quanto tem a receber. A ação foi ganha e eles terão que pagar, mas é preciso que o trabalhador faça a habilitação no sindicato”, esclareceu o presidente.

O sindicato estima que os valores devem ficar entre R$ 80,00 a R$ 200,00 para cada funcionário. “Vai depender de quantos domingos a mais ele trabalhou no período da ação”.

Contato direto com o Siemerc pode ser feito pelo telefone: 3262-6863 ou 3016-6863.

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Curitiba pelo Jornal do Povo Paraná 

Confira mais notícias do Litoral do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias de Curitiba no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias do interior do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Fonte: Banda B