Jornal do Povo Paraná

Movimento Farofada vai voltar à ativa e prepara nova manifestação

Em junho, Curitiba, RMC e algumas cidades do interior realizam uma série de manifestações
Em junho, Curitiba, RMC e algumas cidades do interior realizam uma série de manifestações

Depois de algumas semanas de calmaria, com manifestações que não chegaram a reunir um grande número de pessoas, os próximos dias devem movimentar Curitiba. Está marcado para amanhã, as 15 horas, no DCE da Universidade Federal do Paraná (UFPR), uma reunião para articular mais uma “farofada” na cidade.

De acordo com o evento criado no Facebook para chamar as pessoas para a reunião, a manifestação será na Câmara Municipal de Curitiba. Ainda não foi divulgada a data da farofada. O principal motivo do evento é protestar contra o trabalho dos vereadores da cidade. Segundo os participantes, dos 68 projetos aprovados neste ano, 52 tem pouca ou nenhuma relevância. Até o final da tarde de ontem, 51 pessoas confirmaram presença na reunião.


Na página criada, os organizadores citam como exemplo do mau trabalho feito pelos vereadores da cidade o recente projeto de lei da parlamentar Julieta Reis (DEM) que propõe um teto de vidro na Praça da Espanha, o projeto de Rogério Campos (PSC) que pede a criação de um ônibus exclusivo para as mulheres, dentre outros.
O movimento começou em maio deste ano com a Farofada do Granito, que protestou contra o calçamento de granito usado para revitalizar parte da Avenida do Batel.

Algumas semanas depois, cerca de 76 mil pessoas confirmaram presença na chamada Farofada do Transporte, que tinha como objetivo principal pedir a redução da tarifa do transporte coletivo para R$ 2,60. Porém, no dia do evento, ele foi cancelado horas antes. Os organizadores alegaram que o protesto estava “fora do controle”. Mesmo assim, uma multidão foi às ruas e houve confronto com a polícia e sinais de depredação em partes da cidade.
Black Bloc — Outro grupo que tem se movimentado pelas redes sociais é o Black Bloc. Conhecido por promover discussões sobre o uso da violência como estratégica política nas manifestações de rua, o grupo ainda não teve nenhuma ação efetiva em Curitiba.
Porém, uma postagem no Facebook revela que o grupo está se articulando. “Provavelmente na semana que vem haverá uma convocação. Daqui a pouco eu posto os detalhes aqui na página”, disse a página do movimento. A postagem é da última quarta-feira.

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Curitiba pelo Jornal do Povo Paraná 

Confira mais notícias do Litoral do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias de Curitiba no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias do interior do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Fonte: Bem Paraná

Sair da versão mobile