A detonação será acompanhada por oficiais do Exército, Copel e de outras empresas. Serão detonados 2 mil metros cúbicos de rocha (cerca de 5 mil toneladas) com o uso de 800 quilos de dinamite. Os veículos ficarão retidos a um quilômetro do local da explosão. A detonação da rocha vai permitir continuar o trabalho de construção da nova pista, que terá 9,9 quilômetros de extensão. Com a conclusão desta obra, será desviado o tráfego pesado da BR 376, que hoje passa pelo centro do município. Atualmente, mais de 5 mil veículos circulam por dia dentro da cidade.
Para viabilizar esta obra, o Governo do Estado se encarregou de fazer as desapropriações necessárias, por meio do Departamento de Estrada de Rodagem (DER), com investimentos de R$ 5 milhões e a liberação de 47 lotes. A licença ambiental foi fornecida pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
Contorno
O contorno terá pista dupla, com canteiro central de seis metros, ao longo dos cerca de 10 quilômetros de extensão. Estão em obras quatro viadutos, dois rodoviários e dois ferroviários. O projeto contempla ainda cinco trincheiras para o trânsito de máquinas agrícolas e animais, além de quatro retornos em nível. A previsão da concessionária é de construir, nesse trecho, 1,4 mil metros lineares de bueiros e 18 mil metros de canaletas para escoamento das águas de chuva.
O DER informa que a sinalização horizontal do contorno será feita ao final das obras. O cálculo inicial prevê a pintura de 10,5 mil quadrados de sinais de trânsito nas pistas de rolamento. Também são previstos 321 metros quadrados de placas para sinalização vertical. Todos os acessos para a rodovia serão acompanhados Departamento. Quando pronto, o Contorno de Mandaguari terá movimentado 2 milhões de metros cúbicos em terraplenagem e consumido quase 70 mil toneladas de massa asfáltica.
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