LEALCaiu! O secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, foi exonerado nesta sexta-feira. O pedido de exoneração partiu do próprio secretário, que também é ex-reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná (IFPR).

Operação Sinapse da Polícia Federal
A saída de Alípio acontece um dia após a Operação Sinapse da Polícia Federal prender 18 pessoas que eram acusadas de envolvimento em esquema que teria desviado pelo menos R$ 6,6 milhões pelo setor de ensino à distância do IFPR – e Leal foi reitor da instituição entre 2009 e 2011.

Quadrilha
Desde março de 2012 as investigações apontam que a quadrilha desviava dinheiro do Ministério da Educação desde 2009 por meio de termos de parceria firmados entre o IFPR e duas Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIPs. Funcionava assim: os projetos para cursos à distância do Instituto eram superfaturados e serviços previstos em contrato não eram prestados.

E esta quadrilha conseguiu que alguns de seus integrantes fossem aprovados em concursos públicos para o IFPR de forma fraudulenta. O substituto de Alípio Leal será indicado nos próximos dias.

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Curitiba pelo Jornal do Povo Paraná 

Confira mais notícias do Litoral do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias de Curitiba no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias do interior do Paraná no Jornal do Povo Paraná

 

Com informações do Bem Paraná