eliane_brum_by_lilo_claretoA UniBrasil recebe, no dia 14 de agosto, a jornalista gaúcha Eliane Brum. Autora de três livros de reportagem, um romance e ganhadora de mais de 40 prêmios – entre eles, o Prêmio Esso, Vladimir Herzog, Ayrton Senna, Sociedade Interamericana de Imprensa e Prêmio Rei da Espanha -, Eliane vem a Curitiba lançar seu livro “A menina quebrada”, que reúne 64 textos publicados em sua coluna e no site da Revista Época, nos últimos anos. Gratuito e aberto à comunidade, o encontro integra o projeto Academia UniBrasil, que recebe personalidades com o propósito de democratizar a informação e fomentar o debate no ambiente acadêmico.

Eliane se autodenomina uma contadora de histórias e, em cada um de seus textos, é possível perceber sua capacidade para exercer a tarefa de forma sutil e provocativa. Em “A menina quebrada”, a autora passeia pelos mais variados temas, do cinema ao ato de escrever, passando pela sexualidade e atingindo fatos simples do cotidiano, como quando sua afilhada se assusta ao enxergar uma menina com um gesso na perna, na coluna que nomina o livro.

Sobre o ato de escrever e contar histórias, Eliane busca a reinvenção contínua, como mostra um trecho da coluna “Vida de Clichê”: “Quando vou me tornando um tatu-bola, enrodilhada em mim mesma, sou também eu que me cutuco com um pedaço de pau para sair da toca. Conforto é bom, mas é também uma não ação. Sei que apenas chegando cada vez mais perto de mim mesma é que posso alcançar a possibilidade de ser outra. E de fazer do velho em mim algo novo”.

Os textos de Eliane têm um quê pessoal, mas sempre são acompanhados por um olhar contestador, diverso, buscando compreender as várias nuances de um fato ou situação. A coordenadora do curso de Jornalismo da UniBrasil, Maura Martins, diz que a jornalista gaúcha tira as pessoas da zona de conforto: “possuidora de um olhar descondicionado, a atuação de Eliane no campo jornalístico é original e fonte de inspiração para nossos estudantes”, afirma.

Maura também destaca a forma de trabalhar de Eliane: “Seu modus operandi – propenso à escuta genuinamente interessada e à empatia no diálogo com seus interlocutores – é cada vez mais raro no jornalismo. Com certeza, será um momento único para todos nós que poderemos ouvi-la e aprender com ela, mais uma vez”. O evento é gratuito e aberto ao público, com vagas limitadas. Mais informações e inscrições pelo telefone (41) 3361-4242.

Serviço:
Academia UniBrasil, com Eliane Brum
Data: 14 de agosto, às 19 horas
Local: Auditório Barão do Cerro Azul, Bloco 5 – UniBrasil (Rua Konrad Adenauer, 442 – Tarumã – Curitiba – PR)
Informações: (41) 3361-4242

Sobre a autora – Eliane Brum é jornalista, escritora e documentarista. Trabalhou como repórter do jornal Zero Hora, de Porto Alegre, e como repórter especial da Revista Época, em São Paulo. Como jornalista, ganhou mais de 40 prêmios nacionais e internacionais de reportagem, como Esso, Vladimir Herzog, Ayrton Senna, Sociedade Interamericana de Imprensa e Rei de Espanha. Publicou três livros de reportagem: “Coluna Prestes: o avesso da lenda”; “A Vida Que Ninguém Vê”, Prêmio Jabuti 2007; e “O Olho da Rua – uma repórter em busca da literatura da vida real”. Em 2011, o primeiro romance, “Uma Duas”, seguido por “Dignidade”, livro internacional que marca os 40 anos da organização humanitária Médicos Sem Fronteiras, e agora lança “A menina quebrada”, uma coletânea de suas melhores colunas de opinião no site da Revista Época.

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Curitiba pelo Jornal do Povo Paraná 

Confira mais notícias do Litoral do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias de Curitiba no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias do interior do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Fonte: Central Press / foto: Lilo Clareto