saude problemas respiraçãoO tempo seco que atinge todo o Paraná nos últimos dias causa problemas às pessoas mais sensíveis a essas condições e deve influenciar o tempo em Curitiba durante todo o mês de agosto – historicamente o mais seco do ano. Durante a semana, a capital teve o registro de 18% no índice de umidade relativa do ar. O padrão aceitável para a saúde humana, conforme a Organização Mundial de Saúde, é de que esse índice seja de no mínimo 60%.

O Instituto Tecnológico Simepar alerta que há condições para que a baixa umidade se repita até o fim do mês. Agosto é, historicamente, o mais seco dos meses – média de 75% na umidade do ar – e com a menor quantidade de chuva – 73 milímetros, em média. “Em agosto temos essas entradas de massas de ar seco e elas acabam influenciando as condições [meteorológicas] por mais tempo” ,diz a técnica em meteorologia do Simepar Vanessa D’avila.

Antes de enfrentar o mês mais seco, no entanto, os curitibanos terão um alívio temporário, segundo Vanessa. Desde o dia 30, quando foi registrado o dia mais seco dos últimos dias, a umidade tem aumentado gradativamente. No dia 31, o índice mínimo foi de 26% e no dia 1º, 31%. “O tempo fica mais seco conforme a temperatura aumenta. O período com menor umidade costuma ocorrer por volta das 13 horas”.

Seja para o período seco de agora ou do próximo que deve chegar, Claudete Closs, pediatra da Unidade de Saúde Mãe Curitibana, alerta que tomar muita água ajuda a amenizar os sintomas que aparecem com o ar com pouca umidade. “A respiração fica difícil, piora, por exemplo, para pessoas alérgicas, idosos e crianças. A dica fundamental é tomar muito líquido, e esse líquido, de preferência, é água. É a única coisa que supre realmente a necessidade e que realmente hidrata”, aconselha a médica.

Claudete também orienta a não sair de casa nos horários mais quentes, pois o sol piora a condição para as pessoas sensíveis à baixa umidade. “Em casa também é preciso manter sempre com higiene, passando panos úmidos para tirar poeira dos objetos. Se estiver muito seco, é possível colocar toalhas úmidas em cima de cadeiras. É importante tomar muito cuidado e não deixar vasilhas com água espalhados porque pode causar acidente com crianças”.

Fim de semana terá chuva no domingo

O fim de semana em Curitiba será de tempo com nebulosidade variável e de chuvas no domingo. Uma frente fria avança do Oeste para o Leste do estado, o que aumenta um pouco a umidade do ar no primeiro dia do fim de semana até chuvas no domingo. As temperaturas permanecem parecidas com as registradas nos últimos dias. O sábado (3) amanhece com 11ºC e tem oscilação até 25ºC. No domingo (4) a mínima deve ser de 10ºC e a máxima de 26ºC.

Veja dicas para amenizar sintomas que vêm junto com dias secos

– Abrir o banheiro, após tomar banho, pode ser uma alternativa para umidificar um pouco os ambientes da casa. O vapor se espalha para outros cômodos e deixa o ar mais agradável para respirar.

– Para quem não tem aparelhos de umidificação de ar, uma alternativa é deixar toalhas molhadas em cima de cadeiras. Baldes e bacias de água não são indicadas porque podem causar acidentes com crianças.

– No caso de ter rinite, o uso do soro fisiológico nas narinas é recomendado.

– Andar com roupas leves e claras é sempre uma boa dica, porque elas não absorvem todo o calor do sol, que sem a cobertura das nuvens fica com radiação mais elevada.

– Em casa, é preciso deixar os ambientes limpos e arejados. A umidade relativa do ar baixa faz com que tudo fique muito seco. Se alguém for varrer uma casa, por exemplo, o pó levanta e chega ao nariz das crianças, idosos e faz mal até mesmo para adultos.

– Tomar água é fundamental em qualquer época, mas em tempos de baixa umidade a ingestão do líquido precisa de mais atenção. A dica é beber água, e não outros produtos, como sucos ou refrigerantes. Há muito conservantes, como o sódio, nessas bebidas, que retém os líquidos no organismo.

– Ao praticar atividade física, a recomendação é não perder o horário de vista. O período entre o meio dia e as quatro da tarde é quando o tempo fica mais seco e exercícios ao ar livre devem ser evitados nesse horário.

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Curitiba pelo Jornal do Povo Paraná 

Confira mais notícias do Litoral do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias de Curitiba no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias do interior do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Fonte: Gazeta do Povo / foto: Antonio Cost /Agência de Notícias Gazeta do Povo