objetivos-do-milenioA abertura da Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade no Paraná será marcada por dois eventos que acontecem neste sábado dia 03 de agosto.  O objetivo é destacar ações que contribuem para a concretização dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), estabelecidos em 2000 pela Organização das Nações Unidas (ONU), em conjunto com 191 países, entre eles o Brasil.

Abertura Solene
Em Curitiba, um ato público acontecerá a partir das 9h, na Rua XV de Novembro, esquina com a Rua Voluntários da Pátria, com distribuição de panfletos e explicações à população do que são os ODM. A partir das 13h, na Colônia Penal Agroindustrial do Paraná, em Piraquara, ocorre a abertura da semana no sistema penitenciário paranaense. A solenidade incluirá um culto ecumênico, a apresentação do grupo musical Guerreiros da Paz, coordenado pelo egresso do Sistema Penal do Paraná, Jaime Carvalho, e a apresentação do Projeto ‘Bem Viver’. Estão programadas ainda outras atividades desenvolvidas em conjunto pelos servidores e os detentos, atendendo o 8º ODM .

Até 10 de agosto, quando termina a Semana comemorada em todo o Brasil, servidores e presos de todo o Paraná serão incentivados a escrever cartas a seus filhos, destacando o Dia dos Pais, comemorado no dia 11. As correspondências serão enviadas por meio da parceria com os Correios, através de cartas sociais carimbadas com a marca do Comitê de Educação em Direitos Humanos/Núcleo ODM.

As atividades nas unidades penais vão acontecer durante 15 dias, com a comemoração, também, da Semana do Encarcerado no Sistema Penal do Paraná, de 12 a 16 de agosto. Serão desenvolvidas atividades sociais, pedagógicas, culturais e religiosas nas unidades penais, uma forma de contribuir com a humanização da gestão penitenciária e do tratamento penal.

No Paraná, municípios de todas as regiões estão participando da Semana com atividades como caminhadas, seminários e palestras que abordam os ODM, uma maneira de sensibilizar a comunidade a respeito de sua importância. A programação completa por município está disponível no site www.nospodemosparana.org.br

Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade
A Semana é promovida em todo o país pelo Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, com o objetivo de difundir práticas socioambientais que mobilizam a sociedade a trabalhar pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e que produzem avanços.

Este é um evento pontual dentro do processo permanente de mobilização nacional, que teve início em 2004, com a criação do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade e lembra a luta do sociólogo Betinho, morto em 1997, frente ao Movimento Ação da Cidadania contra a Miséria e pela Vida, criado em 1992.

Betinho dizia que cidadão é o indivíduo que tem consciência de seus direitos e deveres e participa ativamente de todas as questões da sociedade. O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade foi criado em 2004 para conscientizar e mobilizar a sociedade civil e os governos para o alcance, até 2015, dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Trata-se de uma agenda mínima de desenvolvimento sustentável que, se alcançada e mantida, pode promover maior justiça social e ambiental.

Os Objetivos do Milênio são conhecidos também como ‘Metas do Milênio’ ou os ‘8 Jeitos de Mudar o Mundo’. São eles: Erradicar a extrema pobreza e a fome; Atingir o ensino básico universal; Promover a igualdade entre os sexos e a valorização da mulher; Reduzir a mortalidade infantil; Melhorar a saúde das gestantes; Combater a AIDS, a Malária e outras doenças; Garantir a qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; Todo mundo trabalhando para o desenvolvimento.

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Curitiba pelo Jornal do Povo Paraná 

Confira mais notícias do Litoral do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias de Curitiba no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias do interior do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Com informações da AEN