secretaria transitoA advogada e especialista em trânsito Luiza Simonelli assume no dia 1º de agosto a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran). Luiza – que ocupa atualmente a superintendência da Setran – substituirá o secretário Joel Krüger, que deixa o cargo a pedido, para se dedicar a novos projetos no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), do qual é presidente.

 

Luiza Simonelli tem grande experiência na área, com passagens pelo Detran/PR e pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR). “O trânsito, nos dias atuais, é um desafio para o poder público e para a sociedade. É preciso estabelecer a convivência pacífica entre todos e o espaço mais democrático para o trânsito em Curitiba” disse  a nova secretária.

O atual secretário de Trânsito, Joel Krüger, permanece no cargo até o dia 31 de julho. A partir dessa data, vai se dedicar ao projeto do Crea-PR de integração entre os sistemas profissionais de engenharia e agronomia de diversos países da América do Sul. “Essas novas atividades levarão a muitos compromissos e viagens internacionais, o que impedirá a minha continuidade à frente da Setran”, diz.

Balanço
A administração de Joel Krüger foi marcada pelo investimento em educação para o trânsito em Curitiba, com realização de diversas ações nas ruas da cidade e o planejamento de campanhas educacionais para os próximos anos de gestão.

Também foram desenvolvidos o projeto da Política Municipal de Trânsito, que será lançada em breve, o planejamento da Escola Pública de Trânsito e a formulação das diretrizes do Conselho Municipal de Trânsito, que vai permitir que a população participe da gestão de trânsito de Curitiba. Na área de engenharia de trânsito, foram desenvolvidos novos projetos de sinalização horizontal, vertical e semafórica da cidade.

No final de junho, foi enviado um projeto de lei para a Câmara Municipal de Curitiba criando o cargo de Agente de Trânsito Municipal. Aprovado o projeto, será realizado um concurso para aumentar o quadro para 600 agentes nos próximos meses. Até o fim da atual gestão, deverão ser contratados mais 400 agentes. Com o aumento do efetivo da Setran, serão ampliadas as operações nas ruas, a participação no acompanhamento de eventos e a fiscalização em todas as regiões de Curitiba.

Também organizada na gestão do secretário, a descentralização dos serviços da Setran para as Regionais Administrativas será iniciada nos próximos meses, nas Ruas da Cidadania da Boa Vista e Santa Felicidade, chegando às demais regionais até o fim de 2013. Além de escritórios da Setran, as Ruas da Cidadania terão equipe própria de agentes de trânsito.

Currículo de Luiza Simonelli

Advogada e especialista em Trânsito pela PUCPR.
Professora de História da Unicentro.
Especialização em Sociologia Politica pela Universidade Federal do Paraná.
Coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran/PR (2003).
Coordenadora da Coordenadoria de Infrações do Detran/PR (2003).
Membro do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran – 2003).
Presidente da Junta Administrativa de Recursos de Infrações do Departamento de Estradas e Rodagens do Paraná (Jari-DER/PR – 2005-2010).
Coordenadora Técnico-Legislativa do Governo do Paraná (2006-2010).

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Curitiba pelo Jornal do Povo Paraná 

Confira mais notícias do Litoral do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias de Curitiba no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias do interior do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Com informações da SMCS