ARENACOPAO Exército fará, de segunda, dia 29 de julho, até até sexta-feira, dia dois de agosto, a Operação Pinheiral, para avaliação de estruturas estratégicas para a Copa do Mundo 2014. O banco de dados será atualizado quanto instalações, vias de acesso e instituições. A operação contará com a participação de militares de Curitiba, Ponta Grossa e Lapa.

Uma reunião na quarta-feira, dia 24 de julho,  na sede do Quartel General da 5.ª Região Militar, no bairro do Pinheirinho, em Curitiba, definiu os pontos principais da operação. O encontro foi coordenado pelo general de Artilharia Fernando Marques de Freitas, comandante da Artilharia Divisionária da 5.ª Divisão de Exército, e contou com a presença do secretário estadual para Assuntos da Copa do Mundo, Mario Celso Cunha.

Mais de 3 mil militares vão atuar na sede de Curitiba durante o mundial de 2014. “Nosso planejamento é preventivo, assegurando normalidade e tranquilidade para a segurança, dentro de um planejamento integrado com instituições e agências locais”, informou o general Freitas.

Mario Celso explicou que todas as estruturas terrestres prioritárias serão avaliadas pelo Exército Brasileiro, incluindo os Centros de Operação, além das rotas entre aeroporto e centro da cidade, setor hoteleiro, fan fest, centros de treinamento e estádios.

Sob o comando do general Fernando José Sant’ana Soares e Silva, comandante da 5.ª Brigada de Cavalaria Blindada, com sede em Ponta Grossa, na terça-feira (30), por volta das 10 horas, a visita será nas obras do estádio Joaquim Américo, do Clube Atlético Paranaense e no entorno da Arena. No período da tarde, às 14h30, a comitiva irá ao Centro Operacional da Copel – Companhia Paranaense de Energia Elétrica.

Na quarta-feira, dia 31 de julho,  a equipe estará no ICI – Instituto Curitiba de Informática, e pela tarde no CCO – Centro de Controle Operacional da Sanepar. Na quinta-feira (1.º), a visita técnica será no Centro de Controle Operacional da Urbs e no Aeroporto Internacional Afonso Pena.

“Outra equipe do Exército Brasileiro visitará paralelamente outros setores, como Estádio Couto Pereira, Estádio Durival de Brito e Silva, Subestações de Energia Elétrica e rede hoteleira”, informou o coronel Rômulo Marinho, do Exército.

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Curitiba pelo Jornal do Povo Paraná 

Confira mais notícias do Litoral do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias de Curitiba no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias do interior do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Com informações da AEN