cupimUma das pragas urbanas que podem ocasionar danos em todos os períodos do ano são os cupins. Eles atacam móveis, pisos, lajes e paredes causando grandes prejuízos, caso não sejam detectados a tempo do combate.

Apesar da preferência por madeira, a especialista Adriana Piemonteze, coordenadora operacional da Biotrat , alerta que os cupins podem se alimentar de diversos produtos, tanto de origem vegetal (madeiras vivas ou mortas, raízes de plantas, húmus, etc.) quanto de origem animal (couro, lã, excrementos, etc.). “A madeira oferece proteínas e sais minerais para o inseto, já a celulose oferece energia para seu metabolismo. Por isso, apesar de ser mais comum encontrar essa praga na madeira, também é possível identificar ataques a calçados, roupas, livros, entre outros”, explica.

De acordo com a especialista, algumas medidas simples podem auxiliar na prevenção de infestações. “A instalação de telas para evitar a entrada de reprodutores durante a revoada, a utilização de madeira tratada e produtos impermeabilizantes para madeira são formas de afastar estes animais. No entanto, no caso de uma infestação, é preciso fazer uma descupinização, com uso de cupinicidas e técnicas adequadas à infestação encontrada”, destaca. Ainda segundo Adriana Piemonteze, é necessário realizar inspeções periódicas, pois o estrago causado pelos cupins começa de dentro para fora e nem sempre é identificado na fase inicial.

Confira abaixo algumas dicas de como identificar uma infestação:
– Surgimento de enxames (de aspecto semelhante a formigueiros) no jardim ou quintal;
– Asas deixadas pelos cupins alados;
– Madeira em decomposição: granulação da madeira, pó caindo dos móveis e madeiramentos, peças aparentemente intactas que se quebram com facilidade ou furos circulares na madeira;
– Tubos de abrigo: os cupins escavam tubos em blocos de construção, concreto, tijolos e outras superfícies para chegar até a madeira. Isso costuma deixar marcas e rastros.

Com informações da No Ar Assessoria & Comunicação
Confira mais notícias da Região Metropolitana de Curitiba pelo Jornal do Povo Paraná 

Confira mais notícias do Litoral do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias de Curitiba no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias do interior do Paraná no Jornal do Povo Paraná