O presidente do Coritiba, Vilson Ribeiro de Andrade, descartou a contratação do atacante Neto Berola, do Atlético-MG. Segundo o dirigente, o jogador não virá porque o técnico do clube mineiro, o curitibano Cuca, barrou a transferência. Vilson também respondeu sobre o interesse do clube em Eberbia, do Estudiantes, e sobre possíveis propostas por jogadores do Coxa: Abner, Willian, Emerson e Rafinha.

Sobre Neto Berola, lamentou a decisão de Cuca. “O clube tem interesse nesse jogador. Mas houve resistência do treinador em relação ao atleta. Havendo essa posição do técnico, fica impraticável. Não sei se fosse rancor de 2009”, declarou, para a rádio 98. Em 2009, um grupo de torcedores apedrejou a casa de Cuca, em Curitiba. O treinador foi perseguido pelo trabalho em 2005, quando o time foi rebaixado no Brasileirão.

O dirigente não quis falar sobre a contratação do lateral-esquerdo Eberbia, do Estudiantes. “Ele tem contrato até o fim desse mês. O Coritiba não comenta sobre jogador que tem contrato”, disse.

Perguntado sobre quantos reforços o Coritiba buscará para o segundo semestre, Vilson respondeu com bom humor. “Serão quatro ou cinco. Estão saindo do departamento médico o Emerson, o Keirrison, o Sergio Manoel, o Jackson e o Botinelli”, brincou. Sobre a possibilidade real de contratações, foi evasivo. “O mercado está difícil”, afirmou.
O lateral-esquerdo Abner, de 17 anos, foi outro assunto da entrevista. O jogador está com a seleção brasileira sub-20 e, quando retornar, treinará com o profissional do Coxa. “Há um monte de empresários ligando”, contou.

“Mas ele não poderia sair do Brasil antes dos 18 anos. Tem que ficar no Brasil, por questão legal”, explicou. “Fez 17 anos na semana passada. Estamos trabalhando para dar uma blindagem”, disse. “É dos melhores jogadores da posição que surgiu. Vai começar a treinar no profissional”, afirmou. Mas ressaltou a qualidade do titular atual, Diogo. “O Diogo tem 20 anos e estreou numa fogueira muito grande, com Fluminense. E foi bem”, destacou.

Sobre outras possíveis vendas, citou Willian, Emerson e Rafinha. “O Willian recebemos propostas antes. Agora não. O Emerson, mesmo contundido, houve propostas em novembro. O Rafinha teve proposta do Palmeiras, mas optou por ficar no Coritiba”, declarou, confirmando a permanência dos três no Coritiba.
A única saída confirmada é do lateral-direito Patric, que seguirá para o Sport.

Alex
O meia Alex, do Coritiba, negou um boato sobre transferência para o New York Cosmos, dos Estados Unidos. O usuário do twitter @VerCristianosts – supostamente do vereador Cristiano Santos – afirmou que recebeu informações sobre uma possível negociação de Alex com o clube norte-americano. “Seus informantes são péssimos. Ou tem má vontade mesmo”, respondeu o jogador, pelo twitter. Depois, Alex se desculpou pelo tom. “Falei com ironia, não com falta de educação. Se viu assim, peço desculpas. Fica tranquilo. Vou cumprir meu contrato”, afirmou o atleta, que esteve nos Estados Unidos curtindo férias e volta hoje a Curitiba.

Colônia de Férias
O Coritiba fará a 7ª temporada de sua Colônia de Férias entre os dias 15 e 20 de julho para meninos e meninas de 5 a 13 anos. O evento oferece treinamentos de futebol, atividades de recreação e lazer, além de visitas ao CT da Graciosa e ao Couto Pereira. Seguindo modelos europeus, o Coritiba foi o primeiro clube brasileiro a promover uma Colônia de Férias em 2008. Mais informações: www.coloniadocoritiba.com.br, Facebook.com/feriasdocoritiba e (41) 3262-3000.

Amistoso
O Coritiba disputará um amistoso contra o Taubaté (SP), em 26 de junho. O jogo, que dá início à comemoração do centenário do clube paulista, marca a inauguração dos refletores do estádio Joaquim de Morais Filho. O time é comandado pelo técnico Paulinho McLaren, ex-centroavante do Santos e da Portuguesa.

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Curitiba pelo Jornal do Povo Paraná 

Confira mais notícias do Litoral do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias de Curitiba no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias do interior do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Fonte: Bem Paraná / foto: Valquir Aureliano