As crianças que frequentam os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) de Curitiba e que ainda não receberam a dose da vacina contra a poliomielite poderão ser vacinadas no próprio Cmei a partir desta quarta-feira (12). A iniciativa faz parte da estratégia da Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, para chegar ao maior número possível de crianças com idade entre seis meses e cinco anos durante a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que vai até o dia 21 de junho.

Até esta terça-feira (11), 70.670 crianças já receberam a vacina em Curitiba – número que representa 72,11% da meta, que é vacinar 98 mil crianças.

As unidades básicas de saúde e os Cmeis definirão o calendário para vacinação em cada centro infantil. Os pais receberão um informativo, solicitando a autorização para a aplicação da vacina e o envio da carteirinha de vacinação da criança. “A carteirinha de vacinação é um documento importante para o acompanhamento da criança e para que os profissionais de saúde não corram o risco de aplicar a vacina duas vezes”, salientou o diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Moacir Pires Ramos.

O secretário municipal de Saúde, Adriano Massuda, diz que mesmo com os altos índices de adesão já nos primeiros dias da campanha de vacinação, é preciso ir ao encontro da população que ainda não recebeu a vacina. “Por isso estamos fazendo essa mobilização nos Cmeis, para dar oportunidade àqueles pais que ainda não levaram seus filhos para tomar a dose contra a pólio e que durante a semana têm uma agenda cheia em função do trabalho e de outras atividades”, salienta.

Para a secretária municipal de Educação, Roberlayne Borges Roballo, a parceria com a Saúde é muito importante para atingir a meta da vacinação, que é chegar a 95% do público-alvo, e para garantir a imunidade das crianças. “Curitiba está livre da pólio há muitos anos, mas o vírus ainda circula no mundo. Por isso é fundamental fazer a imunização em massa do público infantil, mais vulnerável a qualquer tipo de doença”, comenta Roberlayne. Em Curitiba, 40 mil crianças frequentam diariamente os 194 Cmeis existentes na cidade.

A campanha de vacinação prossegue até o dia 21 de junho e as crianças com até 5 anos podem ser vacinadas em qualquer uma das 109 unidades básicas de saúde de Curitiba.

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Curitiba pelo Jornal do Povo Paraná 

Confira mais notícias do Litoral do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias de Curitiba no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias do interior do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Fonte: prefeitura de Curitiba