padre-luiz-fernando Surpresa divina? A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou hoje cedo que o Papa Francisco nomeou o padre brasileiro Luiz Fernando Lisboa como bispo da Diocese de Pemba, em Moçambique, na África. O padre é hoje pároco da Paróquia Santa Terezinha de Lisieux, em Colombo, na Arquidiocese de Curitiba.

O próprio eleito acabou surpresa com a decisão, afirmando  que foi pego de surpresa, mas aceitou o desafio de atuar em um dos lugares onde os desafios sociais são muitos e a pobreza é predominante.  O novo Bispo já morou no país africano, entre 2001 e 2008 (na Diocese de Pemba também), e disse saber bem como é aquela realidade em um país onde os católicos representam algo em torno de  25% da população.  A viagem deve acontecer no início de setembro, o mesmo da posse.  A Diocese, criada no ano de 1957, está  sem Bispo desde a renúncia de dom Ernesto Maguengue, no mês de  novembro do ano passado.

Quem é Luiz Fernando Lisboa
O agora sétimo bispo diocesano de Pemba é de Valença (RJ), tem 57 anos  e 29 de sacerdócio. É membro da Congregação da Paixão de Jesus Cristo (Passionista), desde 1982. Cursou o Ensino Médio em Osasco (SP), filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Curitiba (PR), e Teologia no Instituto de Teologia de São Paulo (Itesp). Possui também especializações em Missiologia, Liturgia e Pedagogia.

Em sua congregação, atuou nas diversas etapas da formação dos novos religiosos, inclusive como vice mestre de noviços em Viamão (RS). Foi também vigário paroquial em Osasco (SP), entre 1992 e 1997.

A diocese de Pemba, em Moçambique, criada em 1957, está vacante desde a renúncia de dom Ernesto Maguengue, em novembro do ano passado.

Com informações do Bem Paraná

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Curitiba pelo Jornal do Povo Paraná 

Confira mais notícias do Litoral do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias de Curitiba no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias do interior do Paraná no Jornal do Povo Paraná