GUATUPELevantamento divulgado hoje  pela secretaria de Segurança Pública do Paraná mostra que o número de homicídios dolosos (com intenção de matar) em Curitiba e região metropolitana reduziu aproximadamente 35% em três anos. Foram 785 registros nos cinco primeiros meses de 2010, contra 508 em 2013. No Paraná, em 2010, foram 1.520 homicídios e, neste ano, 1.338, resultando em redução de 11,97%.

Os índices foram divulgados pelo secretário da Segurança Pública, Cid Vasques, na instalação oficial da 14.ª Unidade Paraná Seguro (UPS) do Estado, em São José dos Pinhas, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). A melhora nos indicadores é atribuída às ações realizadas pelo Governo do Estado na área de Segurança Pública, o que inclui a implantação de UPSs, a reestruturação da frota de viaturas e o aumento da atividade operacional da policia.

UPS
Com a UPS de São José dos Pinhas já são 14 instaladas no Paraná. A primeira na RMC foi implantada em Colombo. Em Curitiba são dez: Uberaba, Parolin, Sítio Cercado, Cajuru, Tatuquara e cinco na Cidade Industrial de Curitiba (Sabará, Vila Verde, Nossa Senhora da Luz, Vila Sandra e Caiuá). Outras duas estão instaladas no interior: Cascavel e Londrina.

Pesquisa recente da Polícia Militar aponta redução de 24% no número de mortes violentas em áreas de UPS na capital. O volume de roubos também caiu (18%), assim como os registros de furtos (24%). As apreensões por envolvimento com drogas ou por porte ilegal de armas aumentaram 30% e 50%.

Abrangência
A UPS Grande Guatupê abrange os bairros Guatupê, Ipê e Cristal. A região é habitada por 34,5 mil pessoas e, em 12 meses, a Polícia Militar registrou 32 mortes violentas naquela região. A implantação começou sábado, com a operação congelamento da área, em São José dos Pinhais. Cerca de 170 policiais militares e civis e 28 guardas municipais fizeram abordagens e bloqueios desde essa data.  Já houve o cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão. Foi apreendida uma pistola calibre 22, com 49 munições intactas, além de 36 pacotes de cigarros contrabandeados. Quatro pessoas foram presas.

Com informações da ANE

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Curitiba pelo Jornal do Povo Paraná 

Confira mais notícias do Litoral do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias de Curitiba no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias do interior do Paraná no Jornal do Povo Paraná