Jornal do Povo Paraná

Automotores deixa PR com 5º maior crescimento de produção industrial

carroA Produção Industrial do Paraná cresceu 8,7% em abril, na comparação com o mesmo mês de 2012. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal Regional – Produção Física (PIM-PF), divulgada nesta sexta-feira (07/06) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No País, a expansão da atividade da indústria teve expansão de 8,4% no mesmo comparativo.

Dos quatorze segmentos industriais pesquisados no Paraná, dez registraram alta, com destaque para o crescimento da produção de veículos automotores (23,9%), explicado pela maior fabricação de caminhões, caminhão-trator e semirreboques e automóveis; máquinas e equipamentos (20,0%), impulsionada pelo aumento na produção de refrigeradores, tratores agrícolas, elevadores e máquinas para colheita; minerais não-metálicos (20,0%), devido ao crescimento da produção de cimentos “Portland” e massa de concreto; e alimentos (7,3%), com elevação na produção de açúcar cristal, carnes e miudezas de aves congeladas.

O resultado alcançado pelo Paraná foi o quinto melhor do País, atrás apenas da Bahia (13,5%), Rio Grande do Sul (11,2%), São Paulo (10,7%) e Amazonas (9,6%). Na comparação de abril com março de 2013, a produção da indústria paranaense aumentou 0,1%, puxada especialmente pelos ramos de alimentos e veículos.

No primeiro quadrimestre de 2013, o nível de produção da indústria paranaense desacelerou 1,6%, principalmente por conta da queda da atividade nos ramos de edição e impressão (-36,1%) e celulose (-5,3%). Em relação ao acumulado de doze meses, terminados em abril, a produção do industrial do Estado caiu 7%.

Com informações da Agência Estadual de Notícias

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Curitiba pelo Jornal do Povo Paraná 

Confira mais notícias do Litoral do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias de Curitiba no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias do interior do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Sair da versão mobile