A presidente da Petrobras, Graça Foster, anunciou nesta quarta-feira (5) o nome do novo diretor industrial da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen-PR), sediada em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba. Edmir Bitencourt de Souza será responsável por comandar a empresa, que após 20 anos volta a ser de propriedade da Petrobras.

Durante a cerimônia, que aconteceu na própria Fafen-PR, Graça Foster ressaltou a importância estratégica de o governo retomar o controle sobre a fábrica. “Essa fábrica volta às mãos da Petrobras, de onde não deveria ter saído”, afirmou.

Foster e outros diretores da Petrobras anunciaram investimentos de mais de R$ 300 milhões em obras de recuperação da fábrica. O dinheiro será usado num prazo de até quatro anos. Além disso, os 490 funcionários que trabalham atualmente na empresa devem ser mantidos.

Produção
A fábrica de fertilizantes no Paraná é a terceira do gênero pertencente a Petrobras no país. As outras duas ficam em Sergipe e na Bahia. Na unidade paranaense, a capacidade de produção de ureia chega a 700 mil toneladas por ano e a de amônia pode chegar a 475 mil toneladas.
Na avaliação de Graça Foster, a aquisição da fábrica pela Petrobras ajuda no equilíbrio da balança comercial brasileira, já que a maior parte desses insumos usados na agricultura são importados.

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Curitiba pelo Jornal do Povo Paraná 

Confira mais notícias do Litoral do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias de Curitiba no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias do interior do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Fonte: Banda B