Jornal do Povo Paraná

Unioeste e Unicamp com parceria na computação na medicina

unioestePesquisas realizadas pela universidade paulista Unicamp em conjunto com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) produziram três patentes e o registro de três softwares desenvolvidos para problemas específicos da área médica, que tiveram apoio também da Itaipu Binacional.

Uma das patentes se refere a exames feitos com uma microcâmera para visualizar o intestino de um paciente (colonoscopia). De qualquer parte do mundo, pela internet, especialistas da área e estudantes, acompanham o procedimento em tempo real e podem interagir com os profissionais por áudio, vídeo e envio de mensagens de textos. Como novidade em telemedicina, podem ainda, capturar imagens que serão integradas ao laudo final e posteriormente analisadas. Até então, somente a equipe responsável diretamente pelo exame podia extrair esse tipo de informação.

Nesse trabalho, realizado numa fusão multidisciplinar de conhecimentos da medicina, biomecânica, inteligência artificial e comunicação de dados, a Unicamp forneceu a experiência para os programas e inovações desenvolvidos pelos pesquisadores da área de ciência da computação da Unioeste. “Nosso desafio é aplicar conhecimentos tecnológicos para resolver problemas de saúde”, diz o pesquisador da Unioeste Renato Machado, coordenador da área de computação do Laboratório de Bioinformática (Labi), que apresentará neste ano a tese de doutorado na Unicamp relacionado às patentes, produzida sob a orientação do pesquisador Wu Chung na pós-graduação da Unicamp.

Já foram realizados testes da nova ferramenta, interligando o Gastrocentro, em Campinas, com a Unioeste, em Foz do Iguaçu (PR). As imagens são transmitidas em boa resolução para análise, segundo o autor do trabalho, e a partir de uma conexão de internet facilmente disponível (15 Mbps, por exemplo). A chave de segurança criada para garantir a integridade dos dados é gerada por meio de “mutações”, o que dificulta a ação de invasores.

Os trabalhos envolveram pesquisadores das duas universidades ligados ao Labi, da Unioeste, que existe desde em 2002, entre os quais o coordenador-geral do Gastrocentro da Unicamp, Cláudio Saddy Rodrigues Coy, docente do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM); o médico Wu Feng Chung, docente da Unioeste, especialista em biomecânica e professor participante da pós-graduação em cirurgia da Unicamp; a pesquisadora Huei Diana Lee, docente da Unioeste, especialista da área de inteligência artificial e coordenadora-geral do LABI; e o doutorando pela Unicamp Renato Bobsin Machado, formado em ciência da computação e docente da Unioeste.

Aplicação
Na lista de novidades criadas a partir da parceria entre as duas universidades, há ainda o programa “H.Pylori-MINDSys”, que analisa parâmetros da endoscopia que poderão ajudar médicos a confirmar ou a descartar a presença da bactéria Helicobacter pylori, que no estômago causa gastrite ou úlcera. Na prática, a ferramenta pode eliminar a realização de biopsia, reduzir o tempo para o diagnóstico e auxiliar na diminuição dos custos do exame.

O SABI 2.0 (Sistema de Aquisição e Análise de Dados Biomecânicos), outro programa já registrado, pode ser apontado como o marco inicial do trabalho conjunto entre Unicamp e Unioeste. Essa ferramenta capta e processa, por segundo, três informações diferentes de um instrumento usado para avaliar a resistência de tecidos do intestino.

O programa nasceu em uma das linhas de pesquisas da FCM, nos anos 90, sob a orientação do docente do Departamento de Cirurgia João José Fagundes, no trabalho do então doutorando e hoje professor Wu Feng Chung, da Unioeste e da Unicamp. O software apoiou um novo método de aferição de cicatrização de tecidos do intestino. Em sua segunda versão, o SABI é usado pela Unicamp e auxilia diversos pesquisadores em novos trabalhos na área experimental de suturas intestinais.

Com informações da ANE e Unicamp

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Curitiba pelo Jornal do Povo Paraná 

Confira mais notícias do Litoral do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias de Curitiba no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias do interior do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Sair da versão mobile