saneparAs redes de esgoto de 13 municípios da região de Cascavel e Toledo passarão por um diagnóstico preciso. O sistema de inspeção é formado por uma câmera acoplada a um notebook e registra em fotos ou em vídeos as imagens captadas no interior das redes coletoras de esgoto. Ao ser introduzida dentro da tubulação, a câmera de vídeo descobre e documenta ligações irregulares, obstruções, rupturas e infiltrações nas redes que transportam o esgoto dos imóveis até as estações de tratamento da cidade.

Com a câmera, as equipes conseguem identificar de forma precisa os pontos que necessitam de intervenção ou de conserto e o local correto onde está o problema. “A identificação das causas de obstrução e do local certo onde a rede está rompida traz agilidade na solução dos problemas, causa menor impacto e transtornos na superfície, em especial nas calçadas”, destaca o gerente geral da Sanepar, Renato Mayer Bueno.

Além de oferecer maior precisão na identificação dos problemas internos das redes, o equipamento de telediagnóstico permite acompanhar a vida útil das tubulações e planejar as substituições dos materiais inspecionados.

A Sanepar tem implantados nas duas regionais mais de 2 mil quilômetros de redes em 13 municípios. A cidade de Cascavel possui hoje 924.759 metros de redes, cobrindo 74% do perímetro urbano com o sistema de coleta e tratamento do esgoto. Até o final do próximo ano, com as obras que estão em andamento e os investimentos licitados, o percentual deverá ultrapassar os 90%. O sistema de Toledo conta com 525 mil metros de rede e uma cobertura atende 78,5% dos domicílios urbanos.

O equipamento será utilizado ainda em Assis Chateaubriand, Cafelândia, Céu Azul, Corbélia, Guaíra, Guaraniaçu, Matelândia, Nova Aurora, Palotina, Três Barras do Paraná e Vera Cruz do Oeste.

Com informações da AEN

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Curitiba pelo Jornal do Povo Paraná 

Confira mais notícias do Litoral do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias de Curitiba no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias do interior do Paraná no Jornal do Povo Paraná