O Governo do Paraná anunciou nesta segunda-feira (13) que vai encaminhar à Assembleia Legislativa (Alep) o projeto de lei que concede reajuste de 6,49% no salário dos servidores estaduais. O percentual corresponde ao Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA) dos últimos 12 meses e, pelo texto, será pago em duas parcelas. O reajuste será dado a partir da remuneração total do servidor, ou seja, incluindo as gratificações. Os profissionais contratados por meio de Processo Seletivo Simplificado (PSS) terão reajuste apenas no salário base.

O percentual apresentado está abaixo do pedido pelos servidores. O funcionalismo solicitou 13,5%, em uma única parcela, e chegou a se mobilizar na tentativa de fazer o governo rever a proposta. “Nós tínhamos o propósito de 13,5%. Ao menos, o reajuste que foi dado ao mínimo regional e mais 1% que é a nossa ParanáPrevidência, que estamos pagando 1% a mais”, afirmou a presidente do Fórum das Entidades Sindicais do Paraná, Marlei Fernandes. A presidente disse ainda que o governo infringe a lei ao diluir em parcelas o reajuste. Segundo ela, o pagamento deve ser integral e em maio, que é a data base dos servidores estaduais.

Agora, como destacou Fernandes, resta ao funcionalismo público mudar o foco das mobilizações. Os servidores vão à Assembleia para dialogar com os deputados. A ideia é que se apresente uma emenda ao projeto que determine o pagamento do reajuste de 6,49% em cota única.

O governo anunciou também a mudança do vale-transporte em auxílio-transporte. Atualmente, o benefício é concedido para o profissional que ganha até três salários mínimos, R$ 2.034,00. Na prática, o valor passa a ser incorporado na folha de pagamento dos servidores. Fernandes considerou positiva a mudanças, contudo, destacou que os servidores querem que todos tenham direito ao auxilio-transporte. “Todo mundo precisa se deslocar até o trabalho”, argumentou a presidente do Fórum das Entidades Sindicais.

Leia mais no Jornal do Povo Paraná
Notícias de Curitiba no Jornal do Povo Paraná
Notícias da Região Metropolitana de Curitiba no Jornal do Povo Paraná
Notícias do Litoral no Jornal do Povo Paraná
Notícias do Interior do Paraná no Jornal do Povo  do Paraná

Fonte: G1PR