O Paraná foi o estado da região Sul onde mais trabalhadores foram resgatados em condição análoga à escravidão em 2012. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), nas 13 ações realizadas pela Superintendência Regional foram resgatadas 256 pessoas. Além disso, o estado aparece em terceiro lugar no ranking nacional e tem duas entre as cinco cidades do país onde ocorreram os maiores resgates: Perobal e Engenheiro Beltrão. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (13).
Em todo o Brasil, no ano passado, as operações resultaram no resgate de 2.849 trabalhadores. O número representa um aumento de 14,37% em relação a 2011. As operações inspecionaram as condições de 22 mil trabalhadores, segundo o MTE. Foram realizadas 255 ações de fiscalização em meios urbano e rural.
O Pará lidera este ranking negativo com 563 trabalhadores resgatados. Em seguida, de acordo com MTE, aparecem Tocantins, com 321, Paraná, com 256, e São Paulo, com 239.
Deste montante verificado no estado paranaense, 125 trabalhadores estavam em Perobal e 92 em Engenheiro Beltrão. Em ambos os casos, as empregados atuavam em indústria da área sucroalcooleira.
Leia mais no Jornal do Povo Paraná
– Notícias de Curitiba no Jornal do Povo Paraná
– Notícias da Região Metropolitana de Curitiba no Jornal do Povo Paraná
– Notícias do Litoral no Jornal do Povo Paraná
– Notícias do Interior do Paraná no Jornal do Povo do Paraná
Fonte: G1PR / foto: Sxc, Divulgação