saudeMais uma Unidade de Saúde – desta vez a Eucaliptos, no Alto Boqueirão – começa a funcionar em horário estendido, até às 22h, a partir desta segunda-feira (13). Referência para aproximadamente 20,4 mil pessoas que moram no bairro, a unidade vai contar com quatro equipes multiprofissionais do Saúde da Família, formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde e outros profissionais. Esta é a terceira unidade de saúde a ter o horário de atendimento ampliado, passando a funcionar entre 7h e 22h.

A ampliação de horário é comemorada pelos usuários da unidade. Segundo a dona de casa Maria Santa Braun, há muitas pessoas da região com pequenos problemas de saúde e que deixavam de ir ao médico porque o horário não permitia. “É uma iniciativa que vai salvar a vida de muita gente”, afirmou.

A presidente do Conselho de Saúde local, Maria Tereza Loezer, disse que era muito grande o número de pessoas que recorriam à Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas do Boqueirão por causa do horário incompatível com o da unidade básica. “Às vezes nem eram problemas graves, aí a pessoa ficava a noite toda aguardando atendimento que podia ser resolvido rapidamente perto de casa”, comentou.

Maria Tereza também destacou a mudança no modelo de atendimento. “Vai ser muito melhor com o Saúde da Família. Os médicos vão ficar até as 22 horas na unidade, facilitando o atendimento para quem trabalha o dia todo”, enfatizou.

Reforma

A US Eucaliptos acabou de passar por reformas no telhado, recebeu nova pintura, além de equipamentos e mobiliário. O investimento foi de R$ 35 mil. Ao todo, 97 unidades de saúde de Curitiba passarão por reformas ainda este ano. As obras são subsidiadas pelo governo federal, com o objetivo de reestruturar e fortalecer a Atenção Primária no Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Brasil.

Com as mudanças no modelo de atendimento e a implantação do Saúde da Família em mais uma unidade em Curitiba, a população da região sentirá melhoras no atendimento. “É importante que cada pessoa saiba quem é o seu médico e o Saúde da Família permite esse tipo de relação mais próxima do profissional com a comunidade”, salienta o secretário municipal de Saúde, Adriano Massuda.

Somente neste primeiro semestre, a capital paranaense está ganhando um incremento de 44 novas equipes multiprofissionais – chegando a um total de 229 –, o que significa que 800 mil pessoas estarão sendo atendidas neste modelo. A meta da Prefeitura de Curitiba é que, até 2016, toda a população seja atendida pelo Saúde da Família.

Além da Eucaliptos, as unidades Camargo (Cajuru) e Santa Quitéria tambémjá adotaram o Saúde da Família, que até o final deste mês estará funcionando também nas unidades Bairro Alto, Oswaldo Cruz e Nossa Senhora da Luz (CIC), Ouvidor Pardinho e Mãe Curitibana (Centro), e Concórdia (Pinheirinho), além da US Bairro Novo, que ganhará mais equipes.

A US Eucaliptos está localizada na Rua Lázaro Borsato, 150, Alto Boqueirão.

Leia mais no Jornal do Povo Paraná
Notícias de Curitiba no Jornal do Povo Paraná
Notícias da Região Metropolitana de Curitiba no Jornal do Povo Paraná
Notícias do Litoral no Jornal do Povo Paraná
Notícias do Interior do Paraná no Jornal do Povo  do Paraná

Fonte: Prefeitura de CUritiba