doenteNa cidade de Santa Helena, no oeste Paranaense, cerca de 150 estudantes e mais cinco professores passaram mal e acabaram todos em hospitais da cidade ontem, no dia 29 de abril. Todos estavam participando dos Jogos Escolares do Paraná (JEP) e a suspeita por parte da Vigilância em Saúde de Santa Helena é de que eles tiveram intoxicação alimentar. Os sintomas apresentados por todos eram vômito e diarreia, e a maioria sentiu o mal estar no final da tarde e os atletas são crianças, entre 12 e 16 anos, de 15 cidades do Paraná.

Com o incidente, os jogos (que começaram no último sábado e terminariam depois de amanhã) foram suspensos, em um evento que reúne aproximadamente 1,2 mil adolescentes.

O anúncio da suspensão dos jogos foi feito na tarde desta segunda após reunião entre representantes da Prefeitura Municipal, Núcleo Regional de Educação, e secretarias do Estado da Educação e do Esporte. “Optamos por suspender as atividades até que a causa seja descoberta”, disse a coordenadora geral da fase Regional dos Jogos, Rejane Munchen. Uma nova data para maio ainda deverá ser confirmada pela comissão organizadora. “As competições voltarão a acontecer aqui na cidade”.

Intoxicação
Para averiguar as causas, a Vigilância Sanitária recebeu o reforço de técnicos da Regional de Saúde, que já separaram amostras da água que foi consumida, e que já foram encaminhadas para análise na 20ª Regional de Saúde em Toledo. Ainda não há previsão de data para que estes resultados estejam prontos.

Leia mais no Jornal do Povo Paraná
Notícias de Curitiba no Jornal do Povo Paraná
Notícias da Região Metropolitana de Curitiba no Jornal do Povo Paraná
Notícias do Litoral no Jornal do Povo Paraná
Notícias do Interior do Paraná no Jornal do Povo  do Paraná

Com informações da Gazeta do Povo