cancerA Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, em parceria com o Hospital de Clínicas da UFPR, realiza nesta quarta-feira, dia 24, a partir das 8h30, no próprio HC, mais um mutirão com o objetivo de realizar cirurgias de reconstrução mamária em mulheres que aguardam por esse procedimento pelo sistema público. O projeto da SBCP já passou por 19 capitais em todo o país e tem por principal objetivo resgatar às pacientes o seu retorno a vida pessoal, social e profissional.

A coordenação do mutirão em Curitiba será do cirurgião plástico Pedro Martins (coordenador nacional dos mutirões pela SBCP) e do cirurgião plástico Renato Freitas (diretor da SBPC-PR e chefe do Serviço de Cirurgia Plástica e Reparadora do Hospital de Clínicas da UFPR). Ambos destacam que, uma vez não reconstruída a mama amputada pelo câncer, há dificuldade no restabelecimento da saúde da paciente como um todo.

Indicadores
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima para 2012 mais de 52 mil casos de câncer de mama, dos quais 3 mil somente no Paraná. É também o tipo de tumor mais temido entre as mulheres, não só pela alta incidência e pelo número de mortes, mas pelos seus efeitos psicológicos, que afetam na percepção da sexualidade e na própria imagem pessoal.

Outros dados também são reveladores:
– Quanto ao estado civil: 42% solteiras; 32% separadas; 22% casadas; e apenas 2% com união estável ou viúvas.
– Quanto ao diagnóstico: 58% realizaram o autoexame; 17% tinham dor ou secreção; 15% descobriram a doença no exame de rotina; e 10% por outras situações.
– Mastectomia como causa de separação conjugal 31% das pacientes, de acordo com dados do Inca.

Tratamento
O tratamento do câncer de mama inclui o diagnóstico histopatológico, mastectomia, quimioterapia, radioterapia e, por fim, a reconstrução mamária, alerta o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, José Horácio Aboudib. Ele informa que, devido a grande demanda dessas pacientes, o Sistema Único de Saúde (SUS), nem sempre consegue atende-las. Aboudib diz que tal situação foi determinante para levar a SBCP a realizar os mutirões como o que chega a Curitiba nessa semana.

Fonte: Jorge Javorski