animais_medicacoesMaltratar um animal não está apenas na agressão física, mas também na falta de assistência médica ou na realização de procedimentos considerados inadequados. A utilização de anticoncepcionais em animais, mais conhecidos como progestágenos, é um exemplo. Segundo a médica veterinária do Hospital Veterinário Pró Vita Rhéa Cassuli Lima dos Santos, a prática é ilegal.

“Essas medicações são vendidas ilegalmente, principalmente em aviários. Como são de baixo custo e não precisam de prescrição médica, é fácil comprá-las”, comenta a veterinária.

Os progestágenos são medicações usadas para interromper o cio, ou abortar a gestação de cadelas e gatas em andamento. Segundo Rhéa, o procedimento é feito, muitas vezes, por pessoas não autorizadas, o que põe em risco a vida do animal. “O grande problema é que esses medicamentos, que popularmente chamamos de anticoncepcionais, têm alta carga hormonal, e pode ocasionar infecção dentro do útero (piometra), além de predispor ao aparecimento de neoplasias mamárias, de ovário e de útero”, explica a veterinária.

O uso de progestágenos pode deixar o animal em anestro, ou seja, a não ocorrência de cio por muitos ciclos, além de causar aborto.

Para Rhéa, o mais indicado mesmo é a esterilização eletiva, também conhecida como castração. Com esse procedimento, diminui o risco de o paciente ter neoplasia e leva a zero a chance de desenvolver infecção no útero. “O uso de progestágenos é tão perigoso que em hipótese alguma recomendamos. Pode causar problemas hepáticos e agravar todo o sistema endócrino do animal”, resume.

Sobre Rhéa Cassuli Lima dos Santos
Rhéa Cassuli Lima dos Santos é médica veterinária graduada pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), especialista com residência em Clínica Médica de Pequenos Animais também pela UTP, e especializanda em Endocrinologia e Metabologia de Cães e Gatos pela Associação Nacional de Clínicos de Pequenos Animais de São Paulo.

Sobre o Hospital Veterinário Pró Vita
O Hospital Veterinário Pró Vita conta com profissionais qualificados e especialistas em diversas áreas para garantir o melhor atendimento, além de uma estrutura completa para internamento dos animais. Os bichinhos são supervisionados 24 horas por dia por profissionais preparados, que monitoram sua condição constantemente, e estão prontos para intervir com agilidade e precisão!

Outro diferencial do Pró Vita é um espaço só para os felinos, com consultório especial e sala de internamento só para gatos, reduzindo, assim, o estresse dos felinos em um ambiente estranho, e diminuindo o contato com a presença de cães no mesmo ambiente.

Serviço:
Hospital Veterinário Pró Vita
End.: Rua Victório Viezzer, 209 – Vista Alegre
Telefone: (41) 3024-0816.

Fonte: Assessoria de Imprensa kakoi Comunicação