porto_paranaguaViram essa? O Sistema Carga Online, desenvolvido pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), servirá como experiência para o sistema Cadeia Logística Portuária Inteligente que o Governo Federal pretende implantar em todos os portos brasileiros, por meio do programa Porto Sem Papel (PSP). No sistema Carga Online os caminhões são cadastrados antes de sair de sua origem para que a Appa tenha um planejamento do que será descarregado.

Representantes do Departamento de Sistemas e Informações Portuárias (DSIP), da Secretaria de Portos (SEP), conheceram nesta quinta-feira (11), no Porto de Paranaguá, a monitoração dos veículos que chegam para descarregar grãos em Paranaguá.

A equipe da Appa apresentou o sistema logístico Carga Online, que faz o gerenciamento do fluxo dos veículos carregados com grãos até o porto. O sistema estabelece quotas diárias de recebimento de caminhões e vagões para cada terminal/operador, evitando as filas. As cargas só são liberadas quando existe local disponível em armazém para receber o produto e navio nominado para receber a carga.

A engenheira civil e assessora técnica do Departamento de Sistemas e Informações Portuárias, Mariana Pescatori, disse que as informações levantadas junto à Appa são essenciais para o desenvolvimento da segunda fase do programa Porto Sem Papel, que unifica as informações e procedimentos dos portos brasileiros.

Com informações da Agência de Notícias do Paraná