Jornal do Povo Paraná

Após 130 dias, time principal do Atlético volta a competir

tretisO time principal do Atlético aguardou 130 dias para disputar uma competição oficial. A espera acaba nesta quarta-feira às 19h30, quando enfrenta o Brasil de Pelotas (RS), no Estádio Bento Freitas, na partida de ida da 1ª fase da Copa do Brasil.

A ultima partida da equipe do técnico Ricardo Drubscky foi em 24 de novembro de 2012, pela última rodada da Série B – empate por 1 a 1 com o Paraná. O retorno das férias ocorreu em 3 de janeiro. Foram 90 dias de pré-temporada, já que a diretoria do clube decidiu disputar o Campeonato Paranaense com o time sub-23. Nos 90 dias, o grupo principal disputou 14 amistosos e jogos-treino.

Contra o Brasil, Drubscky terá dois desfalques. O lateral-esquerdo Pedro Botelho está suspenso – foi expulso na última rodada da Série B de 2012. O zagueiro Cleberson segue em recuperação de uma lesão e não viajou para Pelotas. Recuperados de lesões, o atacante Marcelo e o meia Paulo Baier seguiram com o grupo para o Rio Grande do Sul. Marcelo deve ser titular. Baier começa no banco.

A vaga de Botelho é disputada por Léo, que estava com o sub-23, e o meia Maranhão, que vem sendo improvisado na lateral. Luiz Alberto e Bruno Costa brigam pela posição de Cleberson. No meio-campo, segue o duelo entre Felipe e Everton. A tendência é que Drubscky mantenha o esquema 4-2-3-1, usado por ele em todos os jogos de 2012, com Marcelo como meia ofensivo pela direita e Marcão como centroavante.

O lateral-direito Jonas, ex-Vasco e Coritiba, faz sua estreia oficial com a camisa do Atlético. O banco também pode ter reforços contratados para 2013, como o meia espanhol Fran Mérida e o atacante Ciro. Maranhão e Everton são outros que não estavam no clube em 2012.

Drubscky diz estar atento sobre o adversário. “Sabemos muitas coisas sobre eles, nossos observadores estiveram nos jogos deles. Mas são componentes para prevenção, pois as partidas são muito variadas e nunca iguais. Então, temos que entrar focados e jogar da forma que estamos habituados para tudo dar certo”, disse, para o site oficial.
Retrospecto — O Atlético disputa a Copa do Brasil pela 17ª vez. Nos últimos três anos, não conseguiu vencer por mais de dois gols de diferença na estreia e, com isso, eliminar a partida de volta. Em 20122, perdeu por 2 a 1 para o Sampaio Corrêa (MA). Em 2011, levou 2 a 1 do Rio Branco (AC). Em 2010, empatou com o Vilhena, por 2 a 2. Em 2009, venceu o Tocantins por 3 a 0 e passou de fase direto, sem a necessidade do jogo em Curitiba.

Em Pelotas
BRASIL X ATLÉTICO
Brasil: Luiz Muller; Ricardo Schneider, Cirilo, Fernando Cardozo e Edu Silva; Leandro Leite, Washington, Wender e Canhoto; Alex Amado e Brasão. Técnico: Rogério Zimmermann
Atlético: Weverton; Jonas, Manoel, Luiz Alberto (Bruno Costa) e Léo (Maranhão); Deivid, João Paulo, Marcelo, Elias e Everton (Felipe); Marcão. Técnico: Ricardo Drubscky
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (SC)
Local: Estádio Bento Freitas, em Pelotas (RS), quarta-feira às 19h30
Transmissão: Fox Sports

Fonte: Bem Paraná

Sair da versão mobile