anajuliaoculosSim, muitas vezes o baixo rendimento em sala de aula está relacionado a algum problema de visão e o estudante, pais e professores nem se dão conta disso. E tem mais, mesmo os alunos com notas satisfatórias podem apresentar alguns sintomas, como por exemplo, “sentar na frente para enxergar”. Outro fato que dificulta é: quanto menor a idade desse aluno, maior é a dificuldade para identificar essa deficiência porque a criança não sabe avaliar que enxerga mal.

A Dra. Ana Carolina Andrade do Hospital de Olhos do Paraná enumerou alguns sintomas para você ficar atento:

– Criança coça os olhos com frequencia
– Quando está brincando puxa os objetos para perto dos olhos como se estivesse querendo enxergar melhor.
– Olhos vermelhos com frequencia.
– Criança se queixa de dor de cabeça
– Lacrimejamento

A estimativa do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) é que de 3% a 10% das crianças de 7 a 10 anos do país precisam usar óculos. Na infância, são mais frequentes os vícios de refração: miopia (dificuldade em enxergar de longe), astigmatismo (apresenta visão distorcida tanto de perto quanto de longe) e hipermetropia (dificuldade em enxergar de perto).

É importante que a busca por um oftalmologista seja periódica, ao menos uma vez ao ano tanto adultos quanto crianças devem submeter-se aos exames. Ao nascer já é comum nas maternidades o “Teste do Olhinho” nele há um primeiro diagnóstico que “serve para detectar e prevenir doenças oculares como a retinopatia da prematuridade, catarata, glaucoma, infecções, traumas de parto e até mesmo cegueira” explica Andrade.

Preciso usar óculos e agora?

Há uma série de fatores que devem ser levados em conta quando a criança precisa usar óculos, primeiro ela conseguirá enxergar melhor se o potencial problema para notas baixas era este, estará resolvido, porém é importante conversar com a criança sobre a mudança:”a criança passará a usar algo com que não está acostumada e provavelmente as coleguinhas não usam, então é importante para os pais conversarem com a criança de que o óculos é para melhorar a visão, de que a criança fica bem com o óculos e que algumas podem até achar diferente mas é uma peça necessária assim como o aparelho nos dentes, é algo normal” conta a psicóloga Daiana de Proença prevenindo possíveis brincadeiras que a criança possa sofrer em relação ao óculos: “é muito importante a criança entender por que precisa usar o óculos e se sentir segura ao usa-lo”, termina Daiana.

Que óculos escolher?

Algumas lentes são limitadas a um determinado tipo de armação, mas a maioria serve para qualquer tipo de visão. Atualmente, segundo Dani Fernandes, gerente da Ótica Estilo Visão,  há diversos tipos de armações incluindo as dos personagens favoritos da garotada passando por fadas, carros até mesmo os óculos usados por Valéria da Novela Carrossel.

Criança pode usar lente de contato?

Sim, mas sempre com orientação médica e varia caso a caso “há crianças que usam lentes com apenas alguns meses de vida, outras precisam esperar um pouco mais, procure seu oftalmologista e faça um diagnóstico correto” orienta Dra. Ana.