balneabilidadeO Instituto Ambiental do Paraná (IAP) divulgou nesta sexta-feira (1º) o novo boletim de balneabilidade do litoral. Dos 49 pontos monitorados, 20 foram considerados impróprios para banho. No boletim divulgado na semana interior, eram 18 pontos impróprios.
Os locais avaliados são escolhidos de acordo com a concentração de veranistas e frequência com que são usados para recreação, pois esses são mais suscetíveis à variação da qualidade da água.

As análises laboratoriais são capazes de indicar a concentração de enterococcus na água em aproximadamente 200 metros, por isso é preciso respeitar a sinalização do IAP. As bandeiras e os totens eletrônicos são instalados no centro dessa extensão e indicam que a água está própria ou imprópria para banho 100 metros à direita e à esquerda. A bandeira de cor vermelha significa que a água está imprópria e a verde que esta própria.

O IAP alerta que tomar banho em água contaminada pode causar doenças de pele, gastrenterite e infecções nos olhos, ouvidos e garganta. O veranista pode acompanhar a qualidade das águas no site do instituto, na sinalização e nas barracas de informação instaladas nas praias.

Fonte: G1PR