O ex-prefeito da Lapa Paulo Furiati (PMDB) foi transferido nesta segunda-feira (15) do Quartel da Polícia Militar da Lapa para uma ala de presos especiais do Centro de Triagem II de Piraquara, na região metropolitana de Curitiba. Furiati, junto com outros oito suspeitos, são acusados de envolvimento em um esquema de fraudes em procedimentos licitatórios relacionados à área da educação. Além do Paraná, a operação também abrange outras três unidades da federação: Minas Gerais, Distrito Federal e Santa Catarina.

A Operação Quadro Negro, que resultou nas prisões, foi deflagrada pelo Grupo de Atuações Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), braço do Ministério Público. As investigações apontam que a princípio empresários de institutos de educação aliciavam prefeituras, oferecendo serviços como consultoria e pesquisas. A licitação era direcionada a essas empresas, a preços acima dos praticados no mercado. Segundo as investigações, os serviços eram desnecessários ou sequer eram, de fato, prestados.

O advogado de defesa de Furiati, Elias Mattar Assad, aguarda um posicionamento do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) de um pedido de habeas corpus, alegando que a prisão foi desnecessária e ausência de irregularidades por parte do ex-prefeito. O resultado deve sair nesta segunda-feira (15), segundo informou o defensor de Furiati.

Fonte: Gazeta do Povo