praiaO Instituto Ambiental do Paraná (IAP) divulgou neste sábado (5) o terceiro boletim de balneabilidade da temporada 2013. Dos 49 pontos monitorados nos balneários e Ilha do Mel, 42 são considerados impróprios para banho. Segundo o IAP, as fortes chuvas que atingiram o litoral durante a semana e o movimento de veranistas contribuíram para alterar a qualidade da água da região. (Clique aqui e veja na tabela os pontos próprios para banho).

Ainda de acordo com o IAP, o aumento de concentração de Enterococcus, acima dos índices recomendados pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), pode ter diversas causas, entre elas, a contaminação pela presença de esgoto clandestino.
Os locais impróprios são sinalizados com a bandeira vermelha e a área não recomendada para banho fica a 100 metros à esquerda e à direita da sinalização.

As análises avaliam as condições das águas mais frequentadas por veranistas no litoral e, também, 16 pontos no interior do estado, como o reservatório da usina de Itaipu Binacional. No interior, o resultado se mantém o mesmo desde o início da temporada de verão.

Devido ao feriado de ano novo, as coletas foram realizadas, excepcionalmente, na quarta-feira (2) e os resultados das amostras ficaram prontos somente neste sábado. A divulgação do monitoramento da qualidade da água voltará a ser feita nas sextas-feiras.

O veranista pode acompanhar a qualidade das águas no site do IAP, na sinalização, nas barracas de informação instaladas nas praias e no comércio local. O monitoramento da qualidade da água é feito pela análise de amostras recolhidas em cada um dos pontos.

Fonte: G1PR