carteriaVisando ampliar e descentralizar o atendimento aos moradores da cidade de Araucária, a Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego (SMTE) entregou nesta quarta-feira (19) o novo serviço de emissão de Carteira de Trabalho – CTPS, que será disponibilizado em suas dependências. A nova prestação de serviço começa a valer na SMTE a partir de janeiro de 2013 e beneficiará vários trabalhadores que buscam adquirir a carteira de trabalho.

“Buscamos com esse serviço descentralizar o atendimento da população e agilizar o processo de emissão dessas carteiras, uma vez que agora Araucária contará com dois pontos para a realização da CTPS”, conta Siumar Godofredo, diretor de Empregabilidade da SMTE.

Este serviço de emissão da CTPS era realizado em Araucária apenas pelo Ministério do Trabalho (MTE), com o novo ponto os moradores encontrarão mais agilidade na hora da realização da carteira, uma vez que o número de pedidos é bastante alto. Somente no dia são realizadas pelo MTE de Araucária cerca de 20 carteiras, totalizando aproximadamente 400 novas carteiras emitidas por mês.

O município de Araucária destaca-se no cenário nacional por estar entre os municípios de maior polo industrial. Segundo dados do Ministério do Trabalho na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2011, Araucária tem mais de 2300 empresas que geram cerca de 51800 postos de trabalho formais, sendo responsável por mais de 25% das riquezas do Paraná.

Isso se faz possível devido a Prefeitura do Município de Araucária, através da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego em parceria com o Ministério do Trabalho, realizar diariamente serviços inteiramente gratuitos, tanto para o trabalhador como para as empresas do município que constantemente geram novos postos de trabalho, visando novas oportunidades na colocação e permanência dos trabalhadores no mercado formal de trabalho. Para isso a SMTE desenvolve programas de Empregabilidade, Qualificação Profissional e Geração de Renda e, agora, também a emissão da Carteira de Trabalho.

Documentação
Para solicitar a Carteira de Trabalho é necessário o xerox e original do RG, originais do CPF, comprovante de residência de Araucária, e extrato do PIS que pode ser retirado na Caixa Econômica. Caso o trabalhador não possua o PIS, este pode ser feito mediante cadastramento junto a Caixa Econômica.

Pontos para emissão
Ministério do Trabalho: Rua Major Sezino Pereira de Souza, n° 568 – Centro
Secretaria do Trabalho e Emprego: Rodovia do Xisto, n° 8028 – Porto das Laranjeiras (a partir de janeiro/2013).

Fonte: Prefeitura de Araucária