A Secretaria Municipal de Finanças alerta os contribuintes que deixaram de pagar o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) ou o ISS (Imposto Sobre Serviços) fixo de 2012 para que acertem suas dívidas até o dia 28 de dezembro deste ano (último dia de expediente bancário neste ano). Quem não efetuar o pagamento poderá ser incluído na dívida ativa a partir de janeiro de 2013.

Caso isso aconteça, somente com custas judiciais o contribuinte terá que desembolsar um valor mínimo de R$ 320, podendo ultrapassar R$ 1 mil com o desenrolar da ação. “Muitos se esquecem de pagar uma parcela do IPTU e podem ter suas dívidas aumentadas a partir do ano que vem. O ideal é que a pessoa faça um esforço e quite esses débitos até o fim de 2012”, afirmou o secretário municipal de Finanças, João Luiz Marcon.

 

A Prefeitura emitiu 558.354 talões de IPTU em 2012. Destes, 62 mil contribuintes, 11%, não fizeram nenhum pagamento até agora. Os débitos referentes a 2012 têm que ser pagos à vista. Para facilitar o pagamento, os contribuintes devem retirar o documento único de arrecadação (DAM) no site da Prefeitura (www.curitiba.pr.gov.br) ou nas Ruas da Cidadania mediante apresentação de um talão do IPTU. Os talões do IPTU de 2013 começarão a ser entregues no início do mês de janeiro.

Fonte: prefeitura de Curitiba