O projeto tem como ferramenta um portal exclusivo na internet para o cadastramento, divulgação de informações, políticas e serviços para pessoas com deficiência e também para cidadãos que se interessam pelo tema.

“Os dados coletados vão ajudar na criação de políticas públicas voltadas aos direitos dos cidadãos que têm algum tipo de deficiência”, diz o prefeito Luciano Ducci. De acordo com o IBGE, Curitiba tem 354.964 mil pessoas com deficiência. “Com essas informações poderemos conhecer melhor as necessidades e a realidade dessa população”, diz Irajá.

O Quem é Você, pioneiro no país, envolve a coleta de informações como endereço, tipo de deficiência, nível de mobilidade, inserção no mercado de trabalho, grau de instrução e se a pessoa é atendida pela Fundação de Ação Social (FAS), entre outras.

O portal foi desenvolvido pelo Instituto Curitiba de Informática (ICI) num trabalho de quatro meses e meio de duração. “A ideia era de atender à necessidade de secretaria, que não tinha nenhuma ferramenta para se comunicar como as pessoas deficientes. O portal é um ganho”, diz Luciano Cardoso, coordenador de portais do ICI.

Acessibilidade e informação foram os principais pontos que nortearam o desenvolvimento do portal, que pretende ser um ponto de referência sobre o assunto na cidade. Por meio dele, o deficiente terá acesso aos serviços oferecidos pela secretaria, notícias e publicações sobre o assunto, eventos, legislação e também a uma lista com os endereços de todas as escolas e entidades que atendem deficientes na capital. “Esta é uma ferramenta que irá colocar Curitiba na vanguarda”, diz o secretário Irajá de Brito Vaz.

O portal está equipado com ferramentas que facilitam a leitura, tornando-o acessível para pessoas com perda parcial de visão. “O que o portal oferece é a possibilidade de ser acessível para todas as deficiências”, diz o secretário.

Quem é Você
O projeto Quem é Você visa ao levantamento de informações de pessoas com deficiência em Curitiba. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade possui 354.964 pessoas com algum tipo de deficiência (auditiva, física, visual ou intelectual), As informações coletadas, por meio de formulários, são transferidas para um sistema informatizado desenvolvido pelo ICI e gerenciado pela secretaria.

Segundo a psicóloga Fernanda Costa Peixoto Primo, gestora do projeto na SEDPcD, o cadastro vem sendo realizado com o intuito de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. Outro objetivo é o de conhecer as suas necessidades, saber onde moram, que tipo de deficiência têm, o que precisam e, assim, desenvolver e adotar políticas específicas.

Desde o ano passado já foram cadastradas 3.284 pessoas, mas o objetivo do projeto é mais ambicioso. “Dentro de dois anos, é esperado que se atinja a totalidade das pessoas com deficiência em Curitiba (cerca de 350 mil, segundo o IBGE). Assim, poderemos manter contato com os cidadãos que não possuem vínculos com a prefeitura e com a secretaria, ou seja, a maioria das pessoas”, diz Fernanda.

“As informações do Quem é Você permitirão ações mais coordenadas com a priorização de questões que hoje são mais problemáticas para os curitibanos com deficiência. Nunca houve essa abordagem em Curitiba”, acrescenta o secretário Irajá.

Serviço
Data: quinta-feira, 22 de novembro
Local: Prefeitura de Curitiba – Salão Brasil
Horário: 15h

Fonte: Prefeitura de Curitiba / foto: Divulgação