Empreendedores do Caminho do Vinho e técnicos do projeto Talentos do Brasil Rural traçaram objetivo e planejaram ações para aperfeiçoar os serviços e atrativos do principal roteiro turístico de São José dos Pinhais. Foi o resultado de um workshop realizado terça-feira (02) no Sítio Roda D’Água, na Colônia Mergulhão.

Em 2010, o Caminho do Vinho foi inscrito pela Prefeitura de São José dos Pinhais, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, no Projeto Talentos do Brasil, promovido pelo Ministério do Turismo, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Sebrae e Agência de Cooperação Alemã (GIZ), que tinha por objetivo selecionar dois roteiros de turismo rural no entorno das cidades-sedes da Copa do Mundo de2014.

Os técnicos do projeto visitaram as propriedades, com o objetivo de realizar um diagnóstico da situação atual do roteiro e dos empreendimentos. “Foram analisados vários aspectos, desde o acesso, sinalização, infraestrutura e divulgação”, explica a articuladora do projeto Talentos do Brasil Rural, Rafaela Lehmann.

Marcos Kuzma, técnico do departamento de Turismo de São José dos Pinhais, explica que o objetivo do workshop foi construir um plano de ação para melhorar a infraestrutura, os atrativos e a diversificação dos serviços e produtos oferecidos. “Os técnicos fizeram visitas- surpresa nos estabelecimentos, reuniram questões e então buscamos soluções conjuntas”, detalha.

Os empreendedores sugeriram diversas ações que devem ser discutidas em breve nas reuniões regulares. A presidente da Associação Caminho do Vinho (Acavim), Rosana Juliatto Pissaia, foi uma das que propôs inovações para o roteiro. “Podemos organizar mais apresentações do grupo folclórico, por exemplo, e criar uma agenda de eventos para o ano”, sugere. A oferta de cursos de horta, venda de sementes, criação de posto de informações turísticas e atividades para públicos diferenciados também foram sugeridas por empreendedores.

Fonte: Prefeitura de SJP

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.