Para estimular a população a realizar um diagnóstico precoce da Tuberculose, informar como evitar a transmissão e incentivar o tratamento de combate à doença, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Colombo promoverá até o dia 31 de agosto, a Campanha Respire aliviado! Tuberculose tem cura.

O exame está sendo realizado em todas as Unidades de Saúde da cidade e é gratuito. “É de extrema importância que o diagnóstico seja feito o mais rápido possível. Quanto mais cedo a doença for descoberta, maiores são as chances de cura”, destacou a Secretária da Saúde, Ivonne Solano.

Em 2012, já foram diagnosticados 39 casos de Tuberculose Pulmonar em Colombo. Todos estão sendo acompanhados pelas Unidades de Saúde e Vigilância Epidemiológica, que orientam e disponibilizam o tratamento adequado. Em 2011, aproximadamente 94% dos casos evoluíram para cura.

Tuberculose pulmonar
A Tuberculose é uma doença infecciosa e contagiosa causada por uma bactéria, que pode acometer vários órgãos diferente s. A tuberculose pulmonar é a manifestação mais comum da doença.

Os sintomas de tuberculose são: febre com suores e calafrios noturnos, dor no peito, tosse com expectoração, perda de apetite e emagrecimento.

A tuberculose se transmite pelo ar, por contato com secreções respiratórias contaminadas, habitualmente por meio da tosse. Os pacientes contagiosos são aqueles que apresentam tuberculose pulmonar ou na laringe. Além da tosse, o bacilo da tuberculose pode ser transmitido pelo espirro, pela saliva ou até por conversas próximas onde há trocas de perdigotos.

Vale ressaltar que a partir das primeiras semanas de tratamento, o paciente contaminado deixa de transmitir a doença.

Fonte: Prefeitura de Colombo

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.