Jornal do Povo Paraná

Saúde alerta para cuidados contra a gripe

gripe
Foto: Joel Rocha/SMCS (arquivo)

Concluída a vacinação contra a influenza definida pelo Ministério da Saúde para os grupos de maior risco e que vacinou mais de 235 mil pessoas, é hora de a população reforçar os cuidados para prevenir a doença. O alerta é da diretora do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Karin Luhm.

São indispensáveis hábitos simples como manter arejados os ambientes de uso coletivo (como ônibus, salas de aula e escritórios), além de proteger o nariz e a boca com lenço descartável antes de tossir, de espirrar e, em seguida, lavar as mãos com água e sabão. O álcool em gel de uso cosmético – que é diferente do empregado na limpeza de superfícies – pode substituir a lavagem das mãos quando ela não puder ser feita.

Essa rotina é indispensável durante todo o ano e, segundo a diretora, em especial no inverno. “É nessa época, normalmente, que se registram mais casos de doenças respiratórias como a gripe A/H1N1 que, apesar de já ser uma doença sazonal, está tendo um número maior de casos esse ano com relação ao anterior”, justifica Karin.

Ocorrência
Até a última segunda-feira (26) haviam sido diagnosticados laboratorialmente 65 casos de influenza: 62 ocasionados pelo vírus A/H1N1, dois pelo A/H3 e um pelo tipo B. Desse total, 33 foram tratados ambulatorialmente (em casa, e tomando remédio específico) e 29 precisaram ser internados. Três desses pacientes morreram (um em janeiro, no Nordeste, e dois agora em junho, em Curitiba).

Quer saber mais? Clique aqui!

Sair da versão mobile