A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta segunda-feira (25) um novo boletim informativo da gripe A (H1N1-2009) no Paraná. Neste ano, 180 casos de Influenza H1N1 (2009) foram diagnosticados no Estado, sendo que 13 pessoas tiveram complicações e morreram. Os dados são da Sala de Situação da Gripe que monitora e investiga todos os casos suspeitos da doença no Paraná.
As mortes foram registradas a partir de março nos municípios de São José dos Pinhais (3), Curitiba (2), Ponta Grossa (1), São Mateus do Sul (1), Astorga (1), Apucarana (1), Cornélio Procópio (1), Tibagi (1), Capitão Leônidas Marques (1) e Siqueira Campos (1). Em junho foram onze óbitos.
No dia 15 de Junho, o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, determinou a descentralização do medicamento Oseltamivir para abastecer municípios e hospitais privados que atendem a demanda de urgência e emergência no Paraná. A medida coloca a disposição da população 200 mil tratamentos contra a gripe, o que corresponde a dois milhões de cápsulas do Oseltamivir.
“Para evitar a doença devemos manter hábitos saudáveis, como higienizar as mãos e deixar os ambientes arejados. Contudo, quando a pessoa já está infectada o diagnóstico e tratamento precoce é essencial para evitar que novas mortes ocorram”, disse Caputo Neto. “Por isso, ao apresentar qualquer sintoma de gripe vá a uma unidade básica de saúde ou consulte seu médico”, completou.
Veja, na ilustração abaixo, como evitar a gripe!
Fonte: Secretaria de Saúde do Estado do Paraná
