Já está em funcionamento a mais nova Estação de Monitoramento da Qualidade do Ar. O equipamento é totalmente automatizado e irá medir os níveis de efluentes liberados para a atmosfera a cada 30 minutos, na região do bairro Jardim Industrial, em Araucária.

A estação foi cedida à Prefeitura de Araucária pela Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar) como medida compensatória pela sua ampliação e foi instalada no estacionamento do Centro de Saúde Sílvio Skraba.

De acordo com o secretário Municipal de Meio Ambiente (SMMA), Eduardo Kuduavski, a estação do Industrial é a sétima a ser instalada no município, que hoje conta com a maior rede de monitoramento da qualidade do ar em todo o estado.

“Com a instalação de mais uma estação de monitoramento do ar, poderemos visualizar de forma mais abrangente os níveis de efluentes tóxicos presentes na nossa bacia atmosférica. E com a nova legislação estadual em vigor (Resolução SEMA 54/2006), as indústrias passam a ser obrigadas a instalar na saída de suas chaminés equipamentos de medição de gazes poluentes e enviar relatórios em tempo real para o Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Assim poderemos saber com precisão quais são as indústrias da região que estão poluindo mais e cobrar delas que resolvam o problema”, explicou o secretário.

Nas três estações manuais (CSU, São Sebastião e Praça Seminário) os dados são coletados uma vez por dia pelos técnicos do IAP, já nas estações automáticas (NIS III, CSU, CISA/CSN e Industrial) os dados são obtidos de forma eletrônica e enviados em tempo real para análise do Instituto Lactec. O Lactec, por sua vez, faz a conferência dos dados do equipamento e envia os gráficos do monitoramento da qualidade do ar para o IAP. Os relatórios que demonstram a variação na qualidade do ar são disponibilizados diariamente no site do IAP (www.iap.pr.gov.br) e também estão disponíveis na SMMA para consulta e conferência.

Informações na SMMA pelo telefone: 3614-7480

Fonte: Prefeitura de Araucária

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.