O Dia Mundial Sem Tabaco é comemorado no dia 31 de maio (quinta-feira), e muitos são os fatores que levam o jovem ao vício. Curiosidade, aceitação social e contato desde cedo com fumantes. Esses são apenas alguns dos inúmeros motivos que levam um jovem a colocar o primeiro cigarro na boca. Muitos fumantes entram nessa cortina de fumaça antes de completar a maioridade.

Pesquisas mostram que o fumo é responsável por 30% das mortes ocasionadas por câncer, sendo 90% dos casos, o de pulmão. Além disso, o fumo está ligado à origem de tumores malignos de outros órgãos como: boca, laringe, pâncreas, rins e bexiga, além do pulmão, colo do útero e esôfago.

» Orientações para quem quer parar de fumar

A principal substância ativa encontrada naturalmente no tabaco – matéria prima que dá origem ao cigarro – é a nicotina, poderoso estimulante do sistema nervoso central. Com o início do consumo dessa substância, o cérebro exige quantidades cada vez maiores, e isso explica porque as pessoas tornam-se viciadas.

Apenas na fumaça do cigarro existem mais de 4.770 substâncias tóxicas como nicotina, alcatrão, monóxido de carbono e até radioativas como polônio 210 e cádmio, que também são encontradas nas baterias de carros.

» Diabetes pode causar cegueira

“O tabagismo, doença caracterizada pelo vício ao cigarro, foi conceituada pelo Código Internacional de Doenças (CID) como sendo um grupo de transtornos mentais e de comportamento, decorrentes do uso de substâncias psicoativas (drogas de atuação sobre o sistema nervoso central)”, explica o pneumologista do Frischmann Aisengart, Dr. Roberto Rodrigues Junior.

Os danos trazidos pelo cigarro são inúmeros. Após a tragada, a fumaça leva sete segundos para chegar ao cérebro e há aumento da frequência cardíaca e pressão arterial. Após três meses o vício já está instalado e há a diminuição progressiva do olfato e paladar. Engana-se quem se acha capaz de parar de fumar quando quiser.

» Encontre pneumologistas em Curitiba

São várias as doenças associadas ao fumo. Entre as principais estão:
• Câncer: o fumo é responsável por 30% das mortes por câncer e por 90% dos casos de câncer de pulmão.
• Doenças Coronarianas: 25% dos casos de angina e infarto decorrem do fumo.
• Doenças Cerebrovasculares: 25% dos casos de derrames cerebrais se associam ao fumo.
• Doenças Pulmonares Obstrutivas Crônicas: em 85% dos casos a doença está relacionada ao uso do cigarro.

Outras doenças como aneurismas arteriais, úlceras digestivas e infecções respiratórias estão também ligadas ao tabagismo. Para as mulheres, o fumo ainda pode afetar a fertilidade. Além disso, aumenta a possibilidade de parto prematuro e abortamento e implica em menor crescimento do feto. O uso de um a quatro cigarros por dia já é suficiente para que estas circunstâncias sejam possíveis de ocorrer.

Em ex-fumantes os riscos de doenças são reduzidos de 50 a 70%, mas não de imediato. Os malefícios acarretados pelo tabagismo demandam anos para serem refeitos.

» Terapeutas ocupacionais em Curitiba: clique aqui e confira!

Informações que podem estimular o ex-fumante no processo de abandono do vício.
• Ao parar de fumar, em apenas 20 minutos seu pulso volta ao normal
• Após oito horas, o nível de oxigênio no sangue aumenta
• Em 24 horas, o pulmão fica mais limpo
• Depois de dois dias, o paladar e o olfato melhoram sensivelmente, além de a respiração e o nível de energia terem uma melhora considerável
• Depois de duas semanas a três meses, o sistema imunológico fica mais ativo.

Fonte: hagah PR

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.