LOC: ANTES, PELA MANHÃ, AS ATIVIDADES DO ESCRITÓRIO DE ARRECADAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS VÃO SER DISCUTIDAS COM A MINISTRA DA CULTURA, NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO. AS INFORMAÇÕES COM O REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. TÉC: Instalada em junho de 2011 para investigar supostas irregularidades praticadas pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição de Direitos Autorais, a CPI do Ecad concluiu que houve abuso da ordem econômica e prática de cartel. Foi o que revelou o presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá, que explicou que o relatório terá duas partes. Uma prevendo punições para os responsáveis e outra com um novo marco regulatório para o direito autoral no Brasil. (Randolfe) Nós não podemos ter uma entidade superpoderosa, sem nenhum tipo e possibilidade de fiscalização. O relatório vem sugerindo duas coisas nesse sentido. Primeiro, que o Ministério da Justiça constitua uma instância do Estado brasileiro, uma Secretaria de Direito Autoral que seja reguladora das atividades do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição. Segundo, a instituição de um sistema de fiscalização e acompanhamento sobre o próprio funcionamento do Ecad. (Repórter) Além de abuso econômico e cartel, Randolfe e o senador Lindbergh Farias, do PT do Rio de Janeiro, relator da CPI, apontam crimes como fraude, enriquecimento ilícito e apropriação indébita. Todos os dirigentes serão indiciados, adianta Randolfe. (Randolfe2) Eu acho que é inevitável pedir o indiciamento do Ecad por formação de cartel. E ato contínuo, também é necessário pedir o indiciamento de dirigentes das sociedades integrantes e pedir o indiciamento também da própria diretoria do Ecad. (Repórter) Na manhã desta terça-feira, antes da reunião da CPI, a Comissão de Educação vai receber a ministra da Cultura, Ana de Hollanda. O senador Randolfe Rodrigues disse que vai questionar a ministra sobre as relações do ministério com o Ecad. Ele declarou que há um relatório do órgão que no seu entender favorece o escritório em um processo que o Ecad responde por abuso do direito econômico.

0 comentário em “O RELATÓRIO FINAL DA CPI DO ECAD VAI SER APRESENTADO NESTA TERÇA-FEIRA, EM REUNIÃO MARCADA PARA AS DUAS DA TARDE.

  1. GILBERTO ALVES disse:Tenho dito, em alguns esotads brasileiro do qual fiz parte de reunif5es a respeito do assunto, que nunca meu voto para Senador da Republica, me deu tanto orgulho em te3o pouco tempo, como o q dei ao senador RANDOLF RODRIGUES, sinto-me honrado e prestigiados pelos meus colegas produtores culturais do Brasil todo, pela abertura desta caixa preta que e9 o ECAD ter sido proposta por um Senador do Amape1, q ne3o produz tanta cultura como o eixo Rio-Se3o Paulo, mais tem uma imensa preocupae7e3o, de como as coisas este3o sendo conduzidas neste Paeds. parabens Sen. RANDOLF, obrigado por me sentir orgulhoso perante meus colegas de produe7e3o.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.